Cases

Radar Estratégico Marceneiros

O projeto

O projeto “Radar dos marceneiros” foi desenvolvido para a Placas do Brasil, empresa especialista na produção e comercialização de painéis de MDF. Nosso objetivo era compreender as percepções,demandas e expectativas dos marceneiros do Espírito Santo.

Conhecimento

Para atender às especificidades do público,foram desenvolvidas diferentes abordagens metodológicas, entre elas as imersões em contexto. Nelas, pesquisadores da Persona acompanharam, junto aos marceneiros, o dia a dia das marcenarias.

Estratégia

Uma análise abrangente do posicionamento da marca e da avaliação de seus produtos, identificando tanto as suas forças quanto as fraquezas, os princípios de satisfação dos marceneiros, além de fornecer insights e recomendações estratégicas para a comunicação e o relacionamento com o público.

Ecossistema CREA-SP

O projeto

O “Ecossistema Crea-SP” voltou-se para compreender o ecossistema de atuação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo, o maior Conselho de Fiscalização de Exercício Profissional da América Latina e provavelmente um dos maiores do mundo.

Conhecimento

Para compreender o ecossistema do Crea-SP, foram realizadas entrevistas em profundidade com diversos stakeholders, tanto do público interno – colaboradores, profissionais registrados, entre outros – quanto com o público externo, como instituições de ensino, professores universitários.

Estratégia

Além de um diagnóstico cuidadoso das opiniões, percepções, demandas e expectativas dos stakeholders, foram elaborados insights e direcionamentos estratégicos para a atuação e a comunicação do Crea-SP, incluso um Plano de Comunicação.

Estudos de viabilidade

Orla de Cariacica

O projeto

Estudo de viabilidade técnica e financeira realizado para a Prefeitura Municipal de Cariacica (ES), voltado para à concessão administrativa dos restaurantes da Nova Orla de Cariacica.

Conhecimento

Além de pesquisas quantitativas e qualitativas – junto aos moradores do município, empreendedores do setor de bares e restaurantes, benchmarkings e outros públicos de interesse – foi efetuada uma análise de indicadores socioeconômicos relevantes e o levantamento de informações de projetos similares.

Estratégia

Análise e projeção de cenários econômicos, buscando avaliar os efeitos a curto, médio e longo prazo do empreendimento e, ainda, obter uma estimativa referencial para a concessão administrativa dos restaurantes.

Radar Estratégico

SEAMA

O projeto

O Radar Estratégico da Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Espírito Santo foi um estudo qualitativo realizado junto aos públicos interno e externo da Secretaria, com foco na compreensão do cenário de atuação da instituição.

Conhecimento

Ao final do projeto, foi possível compreender as diferentes percepções e demandas das instituições que formam o sistema de meio ambiente do ES, além de atores de outros poderes e terceiro setor. Diagnosticando as principais demandas, desafios estratégicos e prioridades, na visão dos públicos de interesse envolvidos.

Estratégia

O projeto foi realizado como insumo para o planejamento interno da Secretaria no início de sua nova gestão, em 2023. Além disso, promoveu o diálogo com as instituições que cooperaram com o estudo e tiveram acesso a seus aprendizados como forma de integração e cooperação entre setor público e privado.

RADAR DOS ARQUITETOS

O projeto

O Radar Estratégico Arquitetos da Placas do Brasil captou percepções e preferências dos profissionais da arquitetura e design de interiores para compreender, dialogar e construir estratégias de relacionamento com um público de profissionais altamente estratégico para a marca.

Conhecimento

O projeto reuniu a pesquisa de dados quantitativos e qualitativos a uma etapa de auto documentação, em que os arquitetos expressaram suas visões a por meio de moodboards de estilo que ajudaram na construção de conhecimento do projeto.

Estratégia

O Radar dos Arquitetos fortaleceu a estratégia de marketing e comunicação da Placas do Brasil junto a este público de maneira geral e, particularmente, ao longo do lançamento da nova coleção da marca: Vozes.