O projeto “Radar dos marceneiros” foi desenvolvido para a Placas do Brasil, empresa especialista na produção e comercialização de painéis de MDF. Nosso objetivo era compreender as percepções,demandas e expectativas dos marceneiros do Espírito Santo.
Para atender às especificidades do público,foram desenvolvidas diferentes abordagens metodológicas, entre elas as imersões em contexto. Nelas, pesquisadores da Persona acompanharam, junto aos marceneiros, o dia a dia das marcenarias.
Uma análise abrangente do posicionamento da marca e da avaliação de seus produtos, identificando tanto as suas forças quanto as fraquezas, os princípios de satisfação dos marceneiros, além de fornecer insights e recomendações estratégicas para a comunicação e o relacionamento com o público.
O “Ecossistema Crea-SP” voltou-se para compreender o ecossistema de atuação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo, o maior Conselho de Fiscalização de Exercício Profissional da América Latina e provavelmente um dos maiores do mundo.
Para compreender o ecossistema do Crea-SP, foram realizadas entrevistas em profundidade com diversos stakeholders, tanto do público interno – colaboradores, profissionais registrados, entre outros – quanto com o público externo, como instituições de ensino, professores universitários.
Além de um diagnóstico cuidadoso das opiniões, percepções, demandas e expectativas dos stakeholders, foram elaborados insights e direcionamentos estratégicos para a atuação e a comunicação do Crea-SP, incluso um Plano de Comunicação.
Estudo de viabilidade técnica e financeira realizado para a Prefeitura Municipal de Cariacica (ES), voltado para à concessão administrativa dos restaurantes da Nova Orla de Cariacica.
Além de pesquisas quantitativas e qualitativas – junto aos moradores do município, empreendedores do setor de bares e restaurantes, benchmarkings e outros públicos de interesse – foi efetuada uma análise de indicadores socioeconômicos relevantes e o levantamento de informações de projetos similares.
Análise e projeção de cenários econômicos, buscando avaliar os efeitos a curto, médio e longo prazo do empreendimento e, ainda, obter uma estimativa referencial para a concessão administrativa dos restaurantes.
O Radar Estratégico da Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Espírito Santo foi um estudo qualitativo realizado junto aos públicos interno e externo da Secretaria, com foco na compreensão do cenário de atuação da instituição.
Ao final do projeto, foi possível compreender as diferentes percepções e demandas das instituições que formam o sistema de meio ambiente do ES, além de atores de outros poderes e terceiro setor. Diagnosticando as principais demandas, desafios estratégicos e prioridades, na visão dos públicos de interesse envolvidos.
O projeto foi realizado como insumo para o planejamento interno da Secretaria no início de sua nova gestão, em 2023. Além disso, promoveu o diálogo com as instituições que cooperaram com o estudo e tiveram acesso a seus aprendizados como forma de integração e cooperação entre setor público e privado.
O Radar Estratégico Arquitetos da Placas do Brasil captou percepções e preferências dos profissionais da arquitetura e design de interiores para compreender, dialogar e construir estratégias de relacionamento com um público de profissionais altamente estratégico para a marca.
O projeto reuniu a pesquisa de dados quantitativos e qualitativos a uma etapa de auto documentação, em que os arquitetos expressaram suas visões a por meio de moodboards de estilo que ajudaram na construção de conhecimento do projeto.
O Radar dos Arquitetos fortaleceu a estratégia de marketing e comunicação da Placas do Brasil junto a este público de maneira geral e, particularmente, ao longo do lançamento da nova coleção da marca: Vozes.
A Persona ajuda você a compreender o seu público, a cultura e o mercado para desenvolver estratégias mais assertivas para a gestão, a comunicação e os negócios.